Home arrow Artigos arrow Retorno ao natural
Confira!
Alimentação Saudável para a Terceira Idade:
Entrevista (Podcast)
Entrevista na Rede Vida de TV:
A Dieta do Mediterrâneo
Principal
Home
Como é minha consulta?
Calcule seu IMC!
Dicas
Artigos
Receitas
Perguntas
Links
Contato
Login
powered_by.png, 1 kB

Retorno ao natural PDF Imprimir E-mail
Por Adriana Bavagnoli Monaco   

 

     Os antepassados pré-históricos do homem comiam por instinto de sobrevivência;  comiam o que achavam pelo caminho e caso não encontrassem nada, mudavam o caminho. Conhece alguém assim? Pois bem, o homem pré-histórico evoluiu, aprendeu a caçar, a plantar e, iluminado pelo fogo, passou do cru para o cozido.  As calorias gastas na obtenção da comida eram bem compensadas por aquilo que era devorado.

    Chegamos à atualidade e passamos da selva para a prateleira: não se gasta quase nenhuma caloria para se abrir a geladeira abarrotada delas.
 
    Para uma comida industrializada mais saborosa e menos perecível:conservantes, aromatizantes e gorduras trans .Só esqueceram um detalhe: Qual a conseqüência disso no homem?

    O homem começou a adoecer: obesidade, problemas circulatórios, câncer e uma série de doenças que antigamente não eram tão freqüentes.

    Já que a comida industrializada pode prejudicar a saúde humana, o melhor é voltar a  ao início , como caranguejos, andamos para trás  e voltamos a comer como os nossos antepassados: o cru e o cozido. Bem vindos ao natural!!!!!

    Falando em natural e próximos às férias de verão, é impossível não lembrar dos quitutes constantemente anunciados na paisagem afrodisíaca de uma praia entupida de turistas desabituados ao Sol: Olha o sanduíche natural!!!!!!    

     Praia, mar, protetor solar, guarda-sol, cerveja gelada, corpos esculpidos com alteres. Ah, para combinar com esse ambiente super natural, nada melhor do que um sanduíche natural. Compro o sanduíche sem me preocupar com o recheio. A curiosidade surge a pós a primeira mordida. Aproximo o sanduíche de outro órgão sensorial, seu destino não é mais minha boca, tento identificar com meus olhos as imbricadas camadas coloridas. Impossível, peço ajuda para outro órgão sensorial, o sanduíche ultrapassa minha boca e recebe uma profunda fungada. Descendente de italianos, como boa parte da população brasileira, o tamanho do meu nariz faz jus a sua eficiência. Rapidamente identifico os ingredientes: Maionese, tomate sem sementes, cenoura ralada, frango desfiado e um leve toque de Aji-no-moto: de tão natural, se eu continuar comendo esses sanduíches naturais, conhecerei o mundo sobrenatural!!!!

    Ora isso não é nada natural. Dentre os quitutes oferecidos na praia só o coco e o suco de fruta é que podem se encaixar nessa classificação. Mas será que esses tais alimentos naturais são tão importantes a ponto de me fazerem sair do ócio das férias de verão e exercitar meu cérebro tentando localizá-los?

    Sim,vamos à caça ao tesouro, apesar de um pouco mais caros e mais difíceis de serem encontrados, eles trazem uma série de benefícios. São ricos em vitaminas e não trazem os agrotóxicos de brinde. Ricos em que? Será que ouvi alguma coisa com “mina”? Ah, para com isso, já existe um número absurdo de mulheres no Brasil e você está me falando em mina? Estou fora.

    Pode parar, eu não estou dizendo nada, quem disse foi a Organização Mundial da Saúde. Basta comer 3 frutas por dia que as doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, aterosclerose,etc.) estarão em desvantagem com seu corpo. Além disso, frutas, legumes e vegetais são ricos em fibras que ajudam a regularizar o seu intestino e, a curto prazo: nada de barriga cobrindo a sunga ou biquíni. Isso sem mencionar  outras conseqüências da boa alimentação: bem-estar, cabelo bonito, unhas fortes e pele de pêssego.

    A escolha é sua. Vai um sanduíche natural?

 



Adriana Bavagnoli Monaco
Al. dos Jurupis, 452, cj, 64 - São Paulo - SP

Fone: (11) 5051-5572
 
< Anterior   Próximo >
© 2012 Nutricionista Adriana Bavagnoli Monaco - F. (11) 5051-5572
Al. dos Jurupis, 452, cj 64, Moema, São Paulo - SP